O agrião é um vegetal crucífero rico em antioxidantes, bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra certos tipos de câncer, principalmente os do aparelho digestório. Esse vegetal verde, como já citado acima, é também uma fonte de vitamina A (na forma de betacaroteno, sua substância precursora) e de vitamina C, antioxidantes que protegem contra danos nas células provocados por radicais livres, moléculas instáveis produzidas na queima de oxigênio pelo organismo.
Uma única xícara de agrião picado fornece 1.600 U.I. de vitamina A, aproximadamente 15mg de vitamina C e valiosas quantidades de cálcio, ferro e potássio, mas contém menos de cinco calorias. Além de seu potencial como antioxidante, o betacaroteno também é amplamente conhecido pelos benefícios à visão noturna.
Evidências apontam que o estresse oxidativo em sistemas biológicos, resultante do excesso de espécies reativas de oxigênio (excesso de radicais livres) pode causar disfunção da membrana celular e danos no DNA. Muitas doenças degenerativas, doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e declínio do sistema imunológico envolvem esse dano celular, evidenciando que a incidência dessas doenças é possivelmente causada pelos radicais livres.
Compostos antioxidantes como o beta caroteno e a vitamina C desempenham um papel crucial na prevenção dessas patologias, atuando como eliminadores de radicais livres, diminuindo assim a extensão dos danos oxidativos. Além de seu potencial como antioxidante, o betacaroteno também é amplamente conhecido pelos benefícios à visão noturna.
O agrião também tem uma considerável quantidade de sais minerais, entre eles podemos destacar o enxofre, fósforo e ferro, importantes para a formação de ossos e dentes, para a produção de glóbulos vermelhos do sangue e para evitar a fadiga central. Adicionalmente, o talo crocante tem alto teor de iodo que é fundamental para garantir o bom funcionamento da tireoide. Além disso, como todos os crucíferos, o agrião é rico em fibras que regulam as funções do intestino.
Receita da sopa de Agrião
A sopa pode ser tomada fria ou quente
Ingredientes:
· 1 cebola pequena picada
· 1,2 litro de caldo de frango light ou água
· 2 batatas pequenas picadas
· 3 maços de agrião (sem talo)
· Sal e pimenta a gosto
Rendimento: 4 porções.
Modo de preparo:
Cozinhe a cebola com três colheres (sopa) de caldo de frango ou água. Adicione as batatas, o sal, a pimenta e o restante da água ou caldo de frango. Leve ao fogo até as batatas ficarem moles. Adicione o agrião e ferva por três minutos. Retire e bata no liquidificador. Despeje numa travessa de metal e apoie na parte de dentro da pia cheia de gelo. O choque térmico manterá o caldo verde. Você pode bebê-lo quantas vezes quiser ao longo do dia.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br
Olá,
ResponderExcluirSou seu mais novo seguidor.
E achei esta sua postagem,muito acima em valor e conteúdo daquelas que tenho lido.
E estou lhe convidando para também conhecer meus blogs que somam um total, (os quatro) mais de 3.500 seguidores e só num deles 2227 seguidores, até agora que, é o
HUMOR EM TEXTOS.
Os outros são:
-FOTOFALADA (HUMOR)
-SEXO COMO PRODUTO DE CONSUMO ( FÒRUM DE DISCUSSÃO)
-FALANDO SÉRIO (RELACIONAMENTO ROMÂNTICO)
- COMO ERA FACIL FAZER SEXO (HUMOR)
Neles você não encontrará baixarias, nem apelações, isto em respeito a você que poderá se tornar meu seguidor.
Espero por você e voltarei sempre aqui.
Um abração carioca