PEPINO, UM HIDRATANTE PODEROSO PARA O SEU CORPO


Pepino Caipira

Nome científico: Cucumis sativus
Cor: verde clara com estrias e manchas escuras, polpa de cor clara
Formato: cilíndrico.
Tamanho médio aproximado: 5,0 cm a 25,0 cm de comprimento.
Origem: Ásia,Áfica e Europa.
Sabor: suave.
Sazonalidade: janeiro a abril.

Consumo: É utilizado normalmente cru em forma de salada ou picles. Também é usado cozido e recheado, em refogados, e em sopas quentes ou frias.

Os "pepinos pequenos", conhecidos como "pepino pequeno de Paris" (cornichons), são frutos que se empregam, depois de conservados em vinagre, como condimento.

Pomada preparada com pepino, é utilizada para amaciar a pele. O pepino batido no liquidificador com água e mel serve para as mãos ressecadas por detergente.

Depois de colhido e em condição ambiente, o processo de deteriorização do pepino é rápido. Deve ser conservado em geladeira, dentro de sacos de plástico perfurado. A sua duração e de até uma semana sem grandes alterações na cor, sabor e aparência.

Curiosidades: Aproximadamente 95 % do pepino é composto por água, sendo entretanto rico em fibras, daí a sua importância para o sistema digestivo.Possui baixo teor de calorias e contém pequenas quantidades de vitamina C e folato.Em 2008 foi homologado pelo RankBrasil – Recordes Brasileiros, como o “Fruto com menor teor calórico do país”.

Esta planta é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula, e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. É um eficiente diurético natural e ajuda a controlar a alta pressão arterial. Pode ser utilizado também nas enfermidades dos dentes e das gengivas.É indicado para amenizar dores de garganta.

RECEITA

Antepasto de pepino com queijo branco

· 20 fatias grossas de pepino
· 20 folhas pequenas de alface
· 100 g bolas de queijo branco cortado em fatias
· 5 tomates cereja cortados em rodelas
· 20 azeitonas pretas pequenas

Modo de preparo:

Sobre cada rodela de pepino coloque uma folha de alface, uma fatia de queijo branco, uma rodela de tomate e uma azeitona. Prenda com um palito e tempere com sal e azeite. Sirva.



Dica:
Você pode variar as coberturas conforme sua imaginação e gosto

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário